domingo, 30 de agosto de 2009

Almir Sater....

























Ontem tive o prazer de ver, pela primeira vez, um show, ao vivo, do Almir Sater. Fiquei feliz por assistir à performance de Carlão de Souza (violão de 12) e Papete (percussão) que acompanhava desde os tempos dos discos do Renato Teixeira e do próprio Almir. Procurem um disco do Renato Teixeira chamado "Um Brasileiro Errante" (capa aqui ao lado) de 1982, que essa galera está toda por lá.
Faltou o Nathan Marques. O Nathan naquele disco da Elis Regina, Falso Brilhante... brincadeira !!!! Ele está nesse disco do Renato Teixeira aí ao lado. Turma "de responsa"....
Pois é... fiquei pensando.... mais de 30 anos depois que sofri pra comprar o "Doma", estavam ali à minha frente uns caras que gosto de ouvir há mais de 30 anos. Violas e violões "limpos"...lindos...
Faltou a rabeca Almir (José Gomes?) !!!!
Canções que falam de uma terra que, naquela época, eu estava conhecendo .
Claro que eu já gostava de músicas assim. Afinal, por ter nascido no norte do Estado do Rio, perto de Minas ( de nascimento sou fluminense e, como bom flamenguista, pra não carregar este fardo, me intitulo flu-mineiro... meio cada um... hehehehe). Gostava já de Diana Pequeno,O Terço, Sá,Rodrix & Guarabyra, Bendegó (grupo antigo do qual participavam Heli, Capenga, Gereba, Patinhas...). Tirando o Heli, que depois foi pro 14 Bis, e o Patinhas que nunca mais ouvi falar, andei comprando uns cds solos do Gereba. Eu acho até que o Almir já andou tocando com o Capenga, fazendo musicas com ele...
Aí, surge Renato Teixeira (com "Romaria", "A primeira vez que fui ao Rio"...muito linda !!!), Almir Sater... eu mudando pro Mato Grosso, conhecendo a terra "in loco", ouvindo "Trem do Pantanal"... "Chalana"( e vendo sempre elas descerem/subirem o Paraguai ali em Cáceres), conhecendo Campo Grande (com seus trios paraguaios nos restaurantes), não tinha como não me integrar de vez nessa bela música... belas harmonias e letras singelas e lindas que essa galera faz contando o dia a dia de um povo que ama o que faz (o peão de boiadeiro e suas comitivas) e louvando uma terra linda desse pedaço do Brasil....
Ontem fiquei "mais feliz do que pinto no lixo"... esqueci até da minha coluna e fiquei o tempo todo de pé (como eles merecem ser assistidos) e só senti qdo cheguei em casa... hehehehehe
Reitero os parabéns ao Departamento de Cultura, à Secretaria Muncipal de Educação e à Prefeitura Municipal, pelo belo presente que deram a Quatro Marcos...
Valeu moçada !!!!!

Gilson Coimbra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!