domingo, 4 de outubro de 2009

Então... Boa noite e "Gracias a la vida" com Elis....



Este aqui está meio ruim. É do espetáculo Falso Brilhante (1976)....



Tradução de GRACIAS A LA VIDA

Obrigado à vida (Violeta Parra)

Obrigado à vida que me tem dado tanto
deu-me dois olhos que, quando os abro
perfeitamente distingo o preto do branco
e no alto céu, o seu fundo estrelado
e nas multidões, o homem que eu amo.

Obrigado à vida que me tem dado tanto
deu-me o ouvido que, em toda a amplitude,
grava, noite e dia, grilos e canários
martelos, turbinas, latidos, chuviscos
e a voz tão terna do meu bem amado.

Obrigado à vida que me tem dado tanto
deu-me o som e o abecedário
e, com ele, as palavras com que penso e falo
mãe, amigo, irmão e luz iluminando
a rota da alma de quem estou amando.

Obrigado à vida que me tem dado tanto
deu-me a marcha dos meus pés cansados
com eles andei por cidades e charcos,
praias e desertos, montanhas e planícies
pela tua casa, tua rua e teu pátio.

Obrigado à vida que me tem dado tanto
deu-me o coração que todo se agita
quando vejo o fruto do cérebro humano,
quando vejo o bem tão longe do mal,
quando vejo no fundo do teus olhos claros.

Obrigado à vida que me tem dado tanto
deu-me o riso e deu-me o pranto
assim eu distingo a felicidade da tristeza,
os dois materiais de que é feito o meu canto
e o canto de todos, que é o meu próprio canto

Obrigado à Vida
Obrigado à Vida
Obrigado à Vida
Obrigado à Vida

2 comentários:

  1. GilSOM:
    Falar de música p alguém c tanta sabedoria musical não é mole, né? Mas, vou arriscar, pq sei q vc me entenderá.
    Fiquei sabendo q ela estava doente e q falecera p blog do Fidel...rs
    Então, estou rindo do blog do Fidel, hein!
    Busquei um vídeo c a tradução de Años, mas não encontrei e vi q já conseguiu não é?
    Ouvi bastante hoje e são tantas as msgs e tanta coisa boa...
    Que Deus a reserve um bom lugar junto de bons cidadãos ou almas.

    ResponderExcluir
  2. Que nada Angel... hehehehehe
    É que eu gosto muito desse tipo de música... minha consciência foi forjada ouvindo essas coisas, vivendo mudanças radicais ocorridas dos anos 60 em diante. Felizmente ficam as gravações porque hoje em dia fica difícil ficar só no rádio... hehehehehe...
    Mercedes Sosa, Violeta Parra, eram grandes....
    Obrigado pelo comentário
    Gilson

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!