quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Não gosto de música sertaneja....

Muitas pessoas que me conhecem já me ouviram dizer isso... Mas a sertaneja que eu não gosto é, principalmente, aquela que veio substituir os bolerões que rolavam em minha época de adolescente, que eu detestava (com raríssimas excessões) como : Altemar Dutra, Carlos Alberto, Trio Los Panchos, Bienvenido Granda, etc...etc... Como foi bom a chegada do Rock, dos Beatles e da Bossa Nova... hehehehehehe
Hoje em dia, Bruno & Marrone (os caras regravaram Orlando Dias...é mole ???) , Zezé de Camargo & Luciano, Xitãozinho & Chororó (com sua influência Robin Gibb, aquela "tremura" na voz...hehehehehe), a falta de criatividade nas letras...(tem uma aí que diz "me joguei no chão, na sala de estar....tudo em minha mão... nada em seu olhar"... O que significaria isso ? Apenas pra poder rimar ? Sucesso absoluto. Já pensaram a cena ? O cara triste com a mulher e.....Hehehehehehe...).
Só desamor... afoga na pinga... (amor para esse pessoal é somente sofrimento...pelo menos parece...hehehehehe), os caras "não mudam o rumo da prosa"...
Agora pintou o tal "sertanejo universitário" que, pra mim, piorou mais ainda... (quase) todos os CDs gravados ao vivo... com a galera cantando junto... mesmos arranjos... sempre um violão acústico começando... refrão forte pra galera pular e dançar... Seria influência dos "axés" baianos ? Sei lá...
Tem um CD aí do Vitor e Leo, que ouvi no rádio algumas vezes, que tem uma música com um violão desafinado... Talvez seja até promocional e os caras nem tiveram tempo de "consertar", sei lá....
Mas a turma gosta... tocou na novela... e gosto não se discute... cada um tem o seu... repeitemos.

Mas, justiça seja feita, esse negócio de letra de música.... hehehehehehe. Tem cantores e grupos que eu gosto de muitas coisas que eles fazem, mas que também tem suas letras esquisitas/ininteligíveis... Quem não conhece "Açai" de Djavan? O que ele quis dizer com

"Açaí
Guardiã
Zum de besouro
Um imã
Branca é a tez da manhã"


Eu até descobri um blog chamado Virunduns que brinca com isso... o próprio nome do blog vem da confusão que a galera faz com o Hino Nacional. O cara ouve a música, não entende a letra e canta o que acha que é... hehehehehe. Muito interessante... hehehehe

"Ouviram do Ipiranga as margens plácidas..." transforma-se em "Virundun Ipiranga..."
O velho Pasquim já sacaneava isso nos idos de 60/70.... hehehehehehe.

A música sertaneja que gosto, é a de Almir Sater, de Renato Teixeira, de João Bá , de Juraildes da Cruz, de Xangai, de Elomar, de João Mulato & Cassiano, passando ainda por Tião Carreiro & Pardinho, Pena Branca & Xavantinho, coisas engraçadas de César & Paulinho, Gino & Geno, Teodoro & Sampaio, onde os temas variam... os caras falam de tudo... brincam com as palavras... tocam viola de verdade.... Tem muita gente que eu gosto sim... Só que (quase) não tocam mais nos rádios... infelizmente...
Porque disse tudo isso ? Pra mostrar pra voces o que eu gosto... está tudo aqui neste CD do Zé Antônio & Divaney.... Muito bom... Vale a pena ouvir... Dupla aqui da região... de Quatro Marcos...
Não devem nada aos famosos. Aliás, pelo menos pra mim, eles são famosos e entram no rol dos sertanejos de minha preferência....
Curtam algumas músicas do último CD "Demoremo mais nós vortemo" :


Nesta música aqui, em um momento eles dizem

"...mas vortemo pra honrar a viola brasileira...
que sempre teve a proposta de ser pura e verdadeira
e trás a simplicidade estampada na bandeira
e essa gente que não gosta...
pra nós não fede nem cheira..."

Hehehehehehehe.... dessa aí eu gosto... pra mim não serviu...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!