quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Falando em tudo por dinheiro (lá atrás)....

me lembrei dessa aqui dos Engenheiros do Hawaii... Essa música, eu acho, é do Gaúcho da Fronteira ....


Herdeiro da Pampa Pobre

Engenheiros do Hawaii

Mas que pampa é essa que eu recebo agora
Com a missão de cultivar raízes
Se dessa pampa que me fala a história
Não me deixaram nem sequer matizes?

Passam às mãos da minha geração
Heranças feitas de fortunas rotas
Campos desertos que não geram pão
Onde a ganância anda de rédeas soltas

Se for preciso, eu volto a ser caudilho
Por essa pampa que ficou pra trás
Porque eu não quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei de meu pai

Mas que pampa é essa que eu recebo agora
Com a missão de cultivar raízes
Se dessa pampa que me fala a história
Não me deixaram nem sequer matizes?

Passam às mãos da minha geração
Heranças feitas de fortunas rotas
Campos desertos que não geram pão
Onde a ganância anda de rédeas soltas

Se for preciso, eu volto a ser caudilho
Por essa pampa que ficou pra trás
Porque eu não quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei de meu pai

Herdei um campo onde o patrão é rei
Tendo poderes sobre o pão e as águas
Onde esquecido vive o peão sem leis
De pés descalços cabresteando mágoas

O que hoje herdo da minha grei chirua
É um desafio que a minha idade afronta
Pois me deixaram com a guaiaca nua
Pra pagar uma porção de contas

Se for preciso, eu volto a ser caudilho
Por essa pampa que ficou pra trás
Porque eu não quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei de meu pai

Eu não quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei de meu pai

Eu não quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei de meu pai

*******************
*******************
Em tempo:

Como sou pouco versado em "gauchês" fui procurar o que seria grei chirua... Achei isso:

"Grei chirua grupo de pessoas humildes de pele morena, acaboclado em condições sociais semelhante a vassalagem.
Grei grupo de indivíduo da mesma categoria, conjunto de súditos, vassalagem, povo, nação; rebanho de gado miúdo, tropa de animais da mesma espécie.
Chirua Aquele que é caboclo ou índio, aquele que tem a pele morena, traços acablocados; pelagem castanha dos animais...."

Já pra quem sabe menos ainda do que eu, guaiaca é aquele cinto de couro usado pelos gaúchos...
A Wikipédia diz:

"Guaiaca é um termo de origem aimará (wayaqa), e é um artigo típico da vestimenta do gaúcho. É uma espécie de bolsa feita de couro, geralmente couro cru, e serve para guardar pequenos objetos, como moedas, palhas e fumo e mais tarde cédulas de dinheiro, relógio e até pistola"

Guaiaca eu já conhecia... Aliás nos discos de Kleiton e Kledir, por exemplo, tem glossário pra explicar pra nós o significam os termos regionais dos pampas gaúchos...

Gilson Coimbra


5 comentários:

  1. Rapaz, como eu já ouvi essa música!!!! Era muito fã do tal de Gessinger. O cara responsável pelas melhores entrevistas do pop-rock brazuca.

    ResponderExcluir
  2. Também gosto muito dessa música... letra muito boa... gosto disso, vc sabe... hehehehehe
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  3. Guaiaca não é o cinto todo e sim um bolso que tem em todo cinto de gaúcho.

    ResponderExcluir
  4. Pessoas que escrevem letras com significado e utilizando bem a nossa língua. Não se limitam a rimar "ap" com "bundalelê"!

    ResponderExcluir
  5. Mas a letra é do Gaúcho da Fronteira!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!