sábado, 25 de setembro de 2021

 A vontade de voltar ao passado

Hoje eu recebi da minha irmã Gilza Coimbra , de Miracema/RJ, um video onde ela dizia : "...após ver este video, decidi compartilhar e pensei em você..."
Depois de assisti-lo, eu me emocionei. Primeiro porque sou fã do autor, Jessie Quirino. Depois porque o video me faz retornar no tempo, à minha infância e adolescência ... poderia ser eu dizendo tudo o que ele disse pelo fato de eu ter vivido simplesmente tudo aquilo.... Afinal, desde os 8 anos eu passei a frequentar o "mini-shopping" que meu pai tinha em Miracema para ajudá-lo, para aprender as coisas da vida, para conhecer tudo o que rolava naquele tempo.
A "Camisaria Gerson" era um lugar onde se vendia roupas para homens, mas também, perfumes, livros, artigos escolares, mantinha, na minha casa, uma fabriqueta de camisas, pijamas e cuecas (afinal a Zorba só apareceu no inicio dos anos 60)  e aos domingos se transformava em um mini estadio de futebol onde a galera se amontoava para ver os jogos do Campeonato Carioca pela TV Rio, ainda tudo em preto-e-branco, com sinal captado de Nova Friburgo/RJ. Eu era aprendiz de secretario, de "boy", aprendi datilografia e a ser vendedor...
E, com isso, fui travando contato com as coisas que ele fala no video: usos e costumes de homens e mulheres, surgimento de uma nova moda e as mudanças mundiais que ocorreram a partir da década de 60.. Camisas "Volta ao Mundo".... pente "Flamengo".... hehehehe

*************************

Assistam o vídeo.... vale a pena .....



“Vou-me embora pro passado” é uma paródia construída na casca do poema “Vou-me embora pra Pasárgada”, do mestre Manuel Bandeira. Trata de lembranças de um passado não muito distante e pede reflexão sobre a correria da atualidade


**************************

Agora alguns comentários sobre as músicas que ele cita.
A primeira a da Miriam Makeba.... Ela era uma "...
 cantora, compositora, atriz, embaixadora da boa vontade da ONU e ativista pelos direitos humanos e contra o apartheid sul-africana. Seus gêneros musicais incluíam o jazzWorld Music e Afro-Pop.... (Wikipedia)

A música .....



Miriam Makeba - Pata Pata (Live 1967)
Compositores: Jerry Ragovoy / Miriam Makeba

Saguquga sathi bega nantsi Pata Pata
Saguquga sathi bega nantsi Pata Pata
Saguquga sathi bega nantsi Pata Pata
Saguquga sathi bega nantsi Pata Pata
Hiyo mama hiyo ma nantsi Pata Pata
Hiyo mama hiyo ma nantsi Pata Pata
Hiyo mama hiyo ma nantsi Pata Pata
Hiyo mama hiyo ma nantsi Pata Pata
Saguquga sathi bega nantsi Pata Pata
Saguquga sathi bega nantsi Pata Pata
Saguquga sathi bega nantsi Pata Pata
Saguquga sathi bega nantsi Pata Pata
"Pata Pata" is the name of a dance we do down Johannesburg way.
And everybody starts to move as soon as "Pata Pata" starts to play - whoo
Saguquga sathi bega nantsi Pata Pata
Saguquga sathi bega nantsi Pata Pata
Saguquga sathi bega nantsi Pata Pata
Saguquga sathi bega nantsi Pata Pata
Hiyo mama hiyo ma nantsi Pata Pata
Hiyo mama hiyo ma nantsi Pata Pata
Hiyo mama hiyo ma nantsi Pata Pata
Hiyo mama hiyo ma nantsi Pata Pata
Saguquga sathi bega nantsi Pata Pata
Saguquga sathi bega nantsi Pata Pata
Saguquga sathi bega nantsi Pata Pata
Saguquga sathi bega nantsi Pata Pata
Whoo, every Friday and Saturday night it's "Pata Pata" time
The dance keeps going all night long till the morning sun begins to shine - hey!
Aya sat wuguga sat - wo-ho-o
Saguquga sathi bega nantsi Pata Pata
Saguquga sathi bega nantsi Pata Pata
Saguquga sathi bega nantsi Pata Pata
Saguquga sathi bega nantsi Pata Pata
Hiyo mama hiyo ma nantsi Pata Pata
Hiyo mama hiyo ma nantsi Pata Pata
Hiyo mama hiyo ma nantsi Pata Pata
Hiyo mama hiyo ma nantsi Pata Pata
Saguquga sath' - hit it!
Aah- saguquga sath' - nantsi - hit it!
Saguquga sathi bega nantsi Pata Pata.....


E o brasileiro mudou este refrão para :

"
Tá com pulga na cueca, já ví vo catar! " ...... hehehehehehehe Surgiram muitas versões... vou colocar duas aqui.....
Uma outra música que ele cita foi um grande sucesso também... um grupo de negros americanos surgido no inicio dos anos 60 chamado  The Rivingtons

The Rivingtons - Papa Oom Mow Mow  A verdade é que eu gostei muito do video e me fez voltar ao passado e me emocionou muito ao ir relembrando tudo,,,,,

BOA NOITE PRA VOCÊS

.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!